Polícia quer acabar com alertas de blitz do Waze

Falha no Adobe Flash Player pode permitir roubo de dados
26 de janeiro de 2015
IBM confirma plano de corte de milhares de funcionários
27 de janeiro de 2015

O Waze tem um recurso que informa o usuário sempre que há policiais na sua rota, algo que pode ter uma série de utilidades – se estiver com um problema, por exemplo, o condutor sabe que conseguiria ajuda; por outro lado, o aviso pode servir para evitar multas.

Mas as autoridades norte-americanas estão preocupadas com uma outra possibilidade, a de que a funcionalidade seja usada para facilitar ataques aos oficiais. Com essa ideia em mente, os xerifes do país se uniram para convencer o Google (dono do Waze) a acabar com o recurso.

Como ressalta a AP, em matéria repercutida pelo UOL, nunca houve relatos de que algo tenha ocorrido por causa do alerta do Waze, mas Sergio Kopelev, vice-xerife de um condado no Sul da Califórnia, acredita que os criminosos um dia perceberão essa possibilidade.

Uma porta-voz do aplicativo respondeu que o Waze sempre pensa em questões de segurança e ela lembrou que eles passam informações ao Departamento de Polícia de Nova York. “Esse relacionamento mantém cidadãos seguros, ajuda no atendimento a emergências e a aliviar o tráfego”, comentou Julie Mossler.

A comunidade de defesa por direitos civis também discorda dos xerifes. “Não acho legítimo tirar um recurso alimentado pelos próprios usuários, usando como justificativa que ele dificulta o cumprimento das leis”, afirmou Nuala O’Connor, presidente do Centro de Democracia e Tecnologia.

Os comentários estão encerrados.