Gerenciando projetos com simplicidade e eficiência II

Erro da Amazon mostra foto de cachorro ao invés de página do produto anunciado
8 de junho de 2017
Divisão de robótica do Google é vendida a conglomerado japonês
9 de junho de 2017

Dando continuidade ao assunto, vamos falar na prática algumas experiências que estamos vivendo em nossa empresa e que talvez seja interessante compartilhar.

Trabalhamos com desenvolvimento de projetos na área de T.I a mais de 15 anos e tivemos vários tipos de experiências ruins e outras boas experiências, as ruins e as boas nos ensinaram a progredir nesse assunto delicado que é um problema em várias empresas.

Vamos começar com o caso vovô! Em um belo dia um cliente nos procurou para desenvolver uma loja virtual para vender artigos artesanais. Bacana! Trabalhamos com um framework completo que resolve esse problema fácil! Cadastro de produtos, cálculo de frete, controle de estoque, integração com vários meios de pagamento, tudo que uma loja precisa. Quase tudo no entendimento do cliente.

Apresentamos toda a plataforma para o cliente, todas as funcionalidades disponíveis. Tiramos todas as dúvidas, gastamos um bom tempo entendendo a necessidade do cliente. Tudo alinhado, vamos fechar o contrato e começar o desenvolvimento da loja.

Em menos de 3 dias o cliente nos solicitou uma reunião e fomos conversar. Da noite para o dia a loja virtual não atendia aos requisitos antes levantados com o cliente. Costumo brincar que o cliente dorme e no outro dia acorda com novas ideias, e que ideias! Resumindo, o cliente queria que na loja virtual tivesse a seguinte funcionalidade: eu quero que a pessoa que acessar minha loja, possa selecionar meus produtos e simular eles em ambientes diferentes, por exemplo, um vaso ser colocado em uma sala, ou em um quarto e que eu possa também selecionar as cores das paredes e móveis! Uau, perguntei: só isso? Foram horas de tentativas para explicar que o contrato que fechamos foi uma loja virtual convencional e que o orçamento passaria longe da nova funcionalidade e que nova funcionalidade que antes da contratação não foi mencionado em momento algum. Enfim, o cliente não aceitou e reincidiu o contrato, ficou muito indignado conosco e confesso que fiquei assustado e convicto da importância de um levantamento de requisitos bem feito e bem documentado, veja bem, bem documento é fundamental para todos os projetos, inclusive uma simples loja virtual.

Minha hipótese de que o cliente dorme e no outro dia acorda com milhares de ideias novas foi comprovada neste caso e em outros que já convivemos, mas e aí o que fazer? Documentar e documentar, além disso validar com o cliente. Neste caso, hoje eu faço diferente, coloco em detalhes todas as funcionalidades existentes na loja virtual e insiro uma cláusula: qualquer item a parte das funcionalidades descritas são objeto de contrato a parte e por se tratar de um framework, a loja virtual, especifico que caso tenha alguma nova funcionalidade vai depender da possibilidade dentro do framework.

Citei esse exemplo apenas como alerta para entendermos a importância da documentação em projetos. Seja utilizando o WBS que descreve todos os módulos de um projeto e desmembra as funcionalidades de cada um dos módulos. Seja utilizando um protótipo que tenho excelentes exemplos de projetos que tivemos sucesso após a validação do protótipo pelo cliente. Hoje nenhum projeto é feito, sem a validação do protótipo, no meu entendimento é a melhor ferramenta que ajuda o cliente a visualizar o projeto, navegar e entender o que realmente ele deseja.

Em resumo, tenha ferramentas ágeis e intuitivas para se proteger de maus entendidos, além de ajudar seu cliente a entender sua real necessidade e ter em mãos documentos que irão auxiliar no sucesso do projeto e cumprimento de prazos. Bons projetos e até a próxima.

https://goo.gl/bstrZ5

Os comentários estão encerrados.