Elon Musk quer levar internet de alta velocidade para o mundo inteiro

Você agora pode testar os projetos de inteligência artificial do Google
16 de novembro de 2016
Gigante do ramo da saúde quer treinar cirurgiões usando aplicativo
18 de novembro de 2016

O bilionário da tecnologia Elon Musk anunciou nesta semana que pretende levar internet de alta velocidade a todo o mundo usando o espaço. A SpaceX apresentou um pedido à FCC, Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos, para iniciar o projeto, que pretende colocar em órbita milhares de satélites.

“O sistema é projetado para fornecer uma ampla gama de serviços de banda larga e comunicações para usuários residenciais, comerciais, institucionais, governamentais e profissionais do mundo inteiro”, explica a SpaceX em um documento.

A rede seria composta por 4,4 mil satélites em diferentes órbitas e custaria cerca de US$ 10 bilhões, de acordo com estimativas do próprio Musk. “Uma vez implantado totalmente, o sistema passaria por praticamente todas as partes da superfície da Terra e, portanto, teria a capacidade de fornecer serviços globais onipresentes”, afirma.

A ideia é que os satélites forneçam uma velocidade global de até 1 Gbps, bem mais do que a média global atual de 5,1 Mbps. O projeto, no entanto, não é o único. Há alguns meses, o Facebook apresentou uma ideia semelhante, mas não teve sucesso em suas primeiras etapas, já que o foguete da SpaceX enviado ao espaço acabou explodindo e destruindo o satélite da empresa.

A SpaceX estima que um novo voo deve acontecer antes do final do ano.

https://goo.gl/I8y2xz

Os comentários estão encerrados.