Tenha um sistema eficiente

Yamaha cria incrível robô motociclista
24 de novembro de 2015
Entenda polêmica do app de palavras mais usadas no Facebook
25 de novembro de 2015

Antigamente a tecnologia era algo bem distante do nosso dia a dia. Por volta dos anos 90 meu pai tinha uma farmácia localizada em Taguatinga, cidade próxima de Brasília. Naquela época pouco se tinha no mercado sistemas para farmácias. Lembro que foi o meu primeiro contato com computadores. Meu pais havia comprado um Pentium 100, monitor preto e branco e todos ficavam fascinados com a tecnologia, era de fato uma novidade. O motivo da compra do computador era para implantar um sistema na tentativa de cadastrar os remédios e ter um controle de estoque. Após ter tido alguns problemas de roubo dos próprios funcionários, acredite se quiser, os caras roubavam remédios no plantão noturno, quando somente eles ficavam dentro da loja durante toda a noite ou até mesmo em plena luz do dia. Certa vez meu pai pegou o funcionário dentro do banheiro colocando os remédios por debaixo do famoso jaleco de quem trabalha em farmácia. É brincadeira?

Além dos roubos, era necessário controlar melhor o estoque. Farmácia tem que sempre manter um estoque de remédios de uso contínuo, normalmente em farmácias que atendem um bairro, o cliente irá voltar para compra quando o remédio acabar. Como fazer esse controle? Só um sistema pode automatizar essa rotina. Sem falar de fluxo de caixa, comissão de vendedores, remédios mais vendidos, enfim, inúmeras rotinas e informações que o sistema pode auxiliar uma farmácia ou qualquer outro segmento.

O sistema certo

Bacana, é bem fácil entender a necessidade de ter um sistema em seu comércio, mas qual o sistema mais indicado? Não adianta ter um sistema e o mesmo não atender requisitos mínimos e eficientes para o gerenciamento de sua loja. O sistema por si só não vai ajudar muito, é necessário que o mesmo atenda as necessidades da empresa, seja objetivo e eficiente para otimizar o processo de gerenciamento. Sem falar de relatórios, o que brilha nos olhos de cada empreendedor: quantas vendas por mês, dia e hora, produtos mais vendidos, cálculo de faturamentos, comissões. O que seria do universo sem sistemas? E o que seria da sua empresa sem um sistema eficiente e produtivo?

Normalmente são vendidos sistema de prateleira, ou seja, sistemas já prontos e os valores são mais em conta, mas não se engane, esse sistema na maioria das vezes não vai te atender 100%. Quando compramos um sistema pronto temos que obedecer o fluxo de trabalho do sistema, literalmente nos adaptar ao sistema.

Sabe qual é o melhor sistema para a sua empresa?

O melhor sistema é aquele que tem a “cara” da sua empresa, que foi desenvolvido de acordo com a sua necessidade, um sistema customizado e acordo com a regra de negócio. Sempre ouço de meus clientes: comprei um sistema mas ele não me atende bem, gostaria de um sistema que obedecesse ao meu fluxo de trabalho.

Certo! Mas como tenho um sistema que irá me atender? Contratando uma empresa de tecnologia que desenvolva com competência sistemas customizáveis.

Vantagens de ter um sistema próprio

Como já disse, o sistema desenvolvido por uma empresa de tecnologia irá obedecer as regras do seu negócio. Você irá passar todas as necessidades e regras para o profissional de T.I e o mesmo irá transformar isso em um sistema. Outra vantagem é: todas as vezes que houver necessidade de aprimorar o sistema, inserir novas funções, relatórios ou campos é possível porque o sistema é aberto, diferente do sistema de prateleira. Mas claro que existem regras para as inovações: salvo nos casos que a inovação necessária atinja a regra de negócio já estabelecida. Temos exemplos claros disso! Desenvolvemos em 2011 um sistema para gerenciar todas as ocorrências de uma rede hoteleira em nossa cidade. Não existia nenhum sistema que atendesse essa necessidade no mercado e por diversas vezes o cliente solicitou aprimoramentos que foram surgindo com a utilização do software, o que chamamos de evolução do sistema e todos os aprimoramentos foram inseridos no sistema.

Custo e resultados

O sistema personalizado tem um custo maior, mas esse investimento trazer muitos benefícios, inclusive vai evitar comprar vários sistemas para atender várias demandas em sua empresa. Certa vez visitei uma imobiliária e a mesma já estava comprando o quinto programa para gerenciar determinada área da empresa e o mais interessante: nenhum dos 5 sistemas se comunicavam entre si. Esse tipo de situação traz grandes prejuízos em produtividade e otimização de processos. Imagine se esses 5 sistemas tivessem reunidos em uma só plataforma permitindo o cadastro único de clientes, uma base de dados integrada com todas as áreas da empresa? A diferença seria gigantesca, evitaria duplicidade de dados e com certeza iria otimizar bastante o trabalho.

Conclusão

Concluímos que são muitas vantagens de se ter um sistema próprio com a cara da empresa. É notável a diferença quando se tem uma ferramenta tecnológica e poderosa auxiliando a rotina e gerenciando tudo de acordo com as necessidades da empresa. Contrate uma empresa sólida no mercado e que tenha ampla experiência em desenvolver sistemas.

Anderson Rodrigues
CEO – A2DESIGNER
Sites e sistema de qualidade com 14 anos de experiência
www.a2designer.com

Os comentários estão encerrados.