Segurança: 12 milhões de roteadores são vulneráveis

Microsoft vende MixRadio para empresa dona do aplicativo Line
19 de dezembro de 2014
Obama promete resposta ao ciberataque da Coreia do Norte
22 de dezembro de 2014

Mais de 12 milhões de roteadores em empresas e residências estão vulneráveis a ciberataques que permitem o monitoramento dos usuários e controle administrativo de dispositivos com acesso a internet. Através dessa falha, hackers podem comandar até uma torradeira, por exemplo, de qualquer lugar do mundo – caso o eletrodoméstico esteja conectado à internet.

O bug é conhecido como “Misfortune Cookie”. A vulnerabilidade reside em um software integrado aos dispositivos: o “RomPager”, fornecido pela companhia AllegroSoft. As versões anteriores ao update 4.34 do software contêm uma brecha que permite o envio de arquivos de cookies HTTP que forçam o dispositivo a entregar o controle administrativo para o hacker.

Os criminosos em questão podem usar esse bug para leitura de textos e visualização de arquivos, monitoramento de webcams e controle de outros dispositivos que também tenham acesso à internet.

Pesquisadores que estudam malwares e vulnerabilidades na web afirmam que, se o modem for vulnerável, qualquer dispositivo conectado corre risco de espionagem e controle: smartphones, computadores, telefones, tablets, impressoras, câmeras de segurança, geladeiras e até torradeiras.

Por ter sido descoberta recentemente, ainda não há nenhuma evidência de que a vulnerabilidade tenha sido explorada por criminosos, embora a divulgação dessa brecha possa impulsionar uma onda de ataques a roteadores vulneráveis.

Os comentários estão encerrados.