Robôs serão a próxima plataforma após PCs e smartphones, diz pesquisador

Cientistas desenvolvem método de aprendizado semelhante ao de ‘Matrix’
1 de março de 2016
Impressora usa gotas de café para imprimir fotografias; veja
2 de março de 2016

Durante uma conferência na embaixada japonesa em Londres, o roboticista Hiroshi Ishiguro disse que, da mesma maneira como PCs e smartphones se tornaram plataformas para as quais diversas pessoas e empresas escrevem programas, no futuro os robôs serão plataformas semelhantes.

“Robôs são plataformas, assim como PCs, consoles e smartphones. Muitas pessoas criam programas para elas. (…) Nós esperamos fazer a mesma coisa com andróides e robôs humanoides um dia”, disse Hiroshi, roboticista premiado da Universidade de Osaka.

Cabeça nas nuvens

Um ponto importante notado por Ishiguro é que a computação nas nuvens não poderá, ao menos no futuro próximo, ser aproveitada pelos desenvolvedores de andróides. Isso porque mesmo em condições ideais de conectividade, o tempo que os robôs demorariam para acessar a nuvem seria incompatível com a verossimilhança que os criadores de robôs almejam. “Acessar um computador na nuvem demora demais. O atraso de meio segundo é muito facilmente notável para um humano”, opinou.

Assim, mesmo com redes de fibra óptica incrivelmente rápidas, a demora em responder deixaria óbvio para o interlocutor que se trata de um robô, e seria inconveniente para interações com humanos. Por esse motivo, Ishiguro acredita que os andróides precisarão de processadores e memórias potentes para poder responder com presteza aos humanos

Cérebro eletrônico

Ishiguro citou como exemplo Erika, a andróide que ele e sua equipe criaram. A andróide possui um total de dez computadores que são responsáveis por sua “inteligência”. Entre outras funções, os computadores realizam reconhecimento facial, reconhecimento de voz, criam respostas adequadas a situações e controlam até mesmo músculos pneumáticos no rosto e tronco da andróide, simulando gestos humanos. Um vídeo de Erika em ação pode ser visto abaixo:

http://goo.gl/gTiqKz

Os comentários estão encerrados.