Pesquisador afirma que número de usuários de SMS é quase quatro vezes maior que do Facebook

Como conquistar os primeiros clientes para minha loja virtual?
24 de junho de 2015
DE QUE O E-COMMERCE BRASILEIRO PRECISA
25 de junho de 2015

Com o aumento considerável nos últimos anos de pessoas que utilizam redes sociais para se comunicar, temos cada vez mais gente que prefere enviar mensagens através do WhatsApp e do Facebook ou então fazer uma ligação pelo Skype para entrar em contato com seus amigos. Ainda assim, segundo uma pesquisa realizada pelo ex-executivo da Nokia Tomi T. Ahonen, o número de usuários ativos de um meio de comunicação muito mais antigo ainda é incrivelmente superior às formas que recebemos com o advento dos smartphones.

Estamos falando do envio de SMS, ou as famosas mensagens de texto, algo que surgiu nos telefones celulares ainda nos anos 90, ou mais precisamente no dia 22 de dezembro de 1992, quando um engenheiro da Vodafone foi capaz de enviar uma alegre mensagem de “Feliz Natal” para o aparelho de seu chefe.

De acordo com a pesquisa, esta forma de comunicação ainda é utilizada diariamente porcerca de 5,4 bilhões de pessoas ao redor mundo, o que corresponde a 75% de toda a população mundial atual, algo realmente impressionante se considerarmos que nem todos possuem a capacidade de adquirir um telefone mesmo nos dias de hoje. Para efeito de comparação, o Facebook possui atualmente 1,4 bilhões de usuários ativos e o WhatsApp possui 900 milhões, o que significa que mesmo combinados eles não são capazes de corresponder a mais do que 31% da população mundial.

Outro dado interessante é disponibilizado pela pesquisa. Segundo Ahonen, cerca de 3 bilhões de pessoas possuem acesso à Internet em todo o mundo, enquanto “apenas” 2,2 bilhões delas fazem isso através de um dispositivo móvel, o que é utilizado como justificativa para a diferença do número de usuários ativos dos serviços.

Isto nos mostra que cada vez mais as pessoas estão migrando para os smartphones e tablets na hora de acessar serviços online, porém muitas delas ainda não conseguem deixar para trás certos hábitos, seja pela limitação de conexão com a Internet que temos em muitos países ou pela falta de recursos para obter um aparelho capaz de usufruir desta tecnologia.

Vale destacar ainda um outro fato levantado pela pesquisa: usuários costumam ler SMS recebidas de maneira completa e imediatamente, enquanto postergam a visualização de conversas em redes sociais caso estejam fazendo algo mais interessante ou acabam lendo apenas o início da mensagem quando se trata de algo que não é de seu interesse no momento.

Isto explica o porquê de muitas operadoras e companhias ainda utilizarem o SMS como forma de marketing, pois além de permitir que sua mensagem seja enviada para um número muito maior de pessoas, estas pessoas possuem uma maior chance de lerem o que foi enviado de maneira instantânea, absorvendo assim aquela propaganda mesmo que inconscientemente.

Não sabemos exatamente como será este cenário no futuro, mas se levarmos em conta que os smartphones já estão à nossa volta há quase 10 anos e as tradicionais mensagens de texto ainda continuam presentes de maneira plena em nossas vidas, é possível deduzirmos que ainda levará algum tempo para que elas percam espaço para o “mundo moderno”.

Os comentários estão encerrados.