Para enfraquecer Google, operadoras querem bloquear publicidade na web

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Um relatório publicado hoje no jornal Financial Times informa que as operadoras móveis europeias se juntaram para tentar bloquear anúncios publicitários na internet a partir deste ano. As redes têm instalado softwares que barram propagandas na web e aplicativos, mas não nas redes sociais.

A tecnologia de bloqueio foi desenvolvida pela empresa israelense Shine. “Dezenas de milhões de assinantes de telefonia móvel em todo o mundo terão a opção de bloquear anúncios antes do final deste ano”, afirmou Roi Carthy, vice-presidente da marketing da empresa. “Se a tendência ganhar corpo, isso pode ter impacto devastador sobre o setor de publicidade online”, completou.

O plano tem como objetivo enfraquecer o Google, obrigando-o a compartilhar parte da receita obtida. Maior empresa de publicidade online do mundo, a gigante gera US$ 60 bilhões por ano com receita vinculada às buscas, aos vídeos do YouTube e aos serviços que obtêm anúncios para sites terceiros.

O Google contra-atacou, dizendo que a medida não seria razoável. “As pessoas pagam por pacotes de internet móvel para que tenham acesso a apps, vídeos em formato stream, webmail e outros servicos que amam, muitos dos quais bancados por publicidade”.

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