As operadoras de telefonia móvel Oi, TIm, Vivo, Claro, Sercomtel e Algar assinaram ontem documento na qual assumem o compromisso de melhorar sua comunicação com os consumidores, oferecendo informações mais claras sobre os planos oferecidos e melhor atendimento aos clientes.
O compromisso foi assinado no gabinete do Ministro das Comunicações Ricardo Berzoini. Segundo o presidente da TIM, Rodrigo Abreu, ele foi motivado por queixas dos usuários, encaminhadas ao Ministério, com relação à prática das operadoras de cortar o acesso à internet no final da franquia.
As empresas se comprometeram a elaborar, em até 30 dias, um código de comunicação para ofertas de internet móvel, de forma a tornar mais fácil para o consumidor entender os pacotes oferecidos e comparar entre os planos disponíveis. No mesmo prazo, as empresas também prometeram criar ou divulgar aplicativos que permitam a seus clientes acompanhar o consumo de dados de seu pacote de internet móvel.
Além disso, as empresas assumiram também o compromisso de criar uma campanha de informação sobre internet móvel e plano de dados. A campanha terá a finalidade de explicar como funciona o consumo de dados em planos de internet móvel e mostrar dicas para otimizar o uso da franquia.
O prazo para o início dessa campanha, segundo o compromisso, é de 60 dias. Uma vez iniciada, as operadoras também se comprometeram a não realizar alterações nos planos oferecidos por, no mínimo, 30 dias, para evitar confundir os consumidores.