Segundo dados do IBGE, o número de municípios que disponibilizam algum tipo de conexão sem custo para seus cidadãos aumentou 83,% entre 2012 e 2014. Embora a oferta de Wi-Fi gratuito nas cidades brasileiras tenha aumentado nos últimos dois anos, esse percentual ainda representa um montante pequeno de cidades com esse serviço.
Segundo o dados do órgão governamental, em 2012 eram apenas 795 municípios, apenas 14,3% de todas as cidades brasileiras. Na última pesquisa, apesar do aumento expressivo, as 1.457 cidades que oferecem algum tipo de conexão gratuita representam só 26,2% do total de centros urbanos.
Como se já não bastasse a escassez de recursos que permitem a conectividade, de todas as quase 1500 cidades verificadas pelo IBGE, apenas 79 disseram promover a conectividade Wi-Fi em toda a sua extensão, o que ainda sim, não é garantia de conectividade, já que nem em São Paulo, que conta com um dos maiores investimentos nessa área, todos os lugares com cobertura Wi-Fi realmente fornecem um sinal de qualidade.
É a primeira vez que o IBGE pesquisou esse tipo de condição no Perfil dos Estados Brasileiros de 2014. Rondônia, Roraima e Tocantins declaram não oferecer esse tipo de serviço em nenhuma de suas cidades.