Nova tecnologia elimina o reflexo do sol na tela do celular.

Smartwatch da Apple poderá ter três versões diferentes.
16 de julho de 2014
Aplicativo consegue estabilizar vídeos tremidos no iPhone.
18 de julho de 2014

Pesquisadores espanhóis descobriram um novo método que permite ver a tela do celular na contraluz – quando o sol incide diretamente no aparelho – usando uma cobertura gravada na tela do smartphone. As informações são do Daily Mail.

A tecnologia tem o formato de um conjunto de pequenos dentes, e é chamada de “nanotooth”, ou “nanodente”, em tradução livre. O display com o nanodente é antirreflexo e antibrilho, e dispensa o uso de um filtro de tela.

A novidade foi desenvolvida por pesquisadores do Institute of Photonic Sciences em parceria com a equipe do fotógrafo Prantik Mazumder e a Corning, fabricante de telas de celular e tablets. Segundo a equipe, eles conseguiram tornar áspera a superfície de vidro da tela para que ela fosse capaz de espalhar a luz e afastar o brilho, sem que isso interferisse na transparência dela. Em seguida, os pesquisadores adicionaram o nanodente na superfície para torná-lo antirreflexo.

Além de atingir esses traços visuais, a superfície texturizada da tela consegue repelir água, imitando o efeito de uma folha da flor de lótus. “Embora a rugosidade antirreflexo proteja o nanodente, é necessário mais investigação para garantir que a superfície possa suportar o uso do touchscreen pesado”, disseram os pesquisadores. Eles acrescentaram que o método é barato e pode ser facilmente expandido para uso industrial.

Os comentários estão encerrados.