Google testa método para acessar sua conta sem senha

Google prepara sistema de inteligência artificial para apps de mensagem
23 de dezembro de 2015
Próxima atualização do WhatsApp poderá incluir chamadas em vídeo
24 de dezembro de 2015

O Google começou a experimentar a possibilidade de que pessoas consigam usar seus serviços sem a necessidade de uma senha. Alguns usuários estão sendo convidados a testar um novo método de autenticação, que exibe uma notificação no celular em vez de pedir a digitação de uma palavra-chave.

Neste novo método, você só precisa fornecer seu endereço de e-mail. Depois disso, seu celular receberá uma notificação perguntando se você está tentando fazer o login em outro dispositivo. Se você confirmar, o login é concluído.

A ideia é apostar na popularização dos smartphones, que se tornam, aos poucos, praticamente parte integral do corpo humano. Quanto mais pessoas tem smartphones, mais o método de autenticação se torna viável.

O motivo para a mudança é que a indústria de tecnologia chegou a um consenso nos últimos anos: senhas não são mais seguras. Portanto, as empresas estão criando novas formas de autenticação que não envolva uma palavra-chave confusa e difícil de lembrar. Normalmente, a autenticação em duas etapas é o caminho escolhido, com mais uma fase de autorização, que inclui, em geral, a geração de um código enviado por celular ou exibido por um token. Este segundo caso é muito comum em bancos.

Quando questionado pelo Tech Crunch, o Google confirmou o teste, que havia sido revelado primeiro no Reddit e descoberto pelo Android Police. “Convidamos um grupo pequeno de pessoas para testar o novo modo de fazer login na conta do Google sem senha. ‘Pizza’, ‘password’ e ‘123456’ – seus dias estão contados”, diz o comunicado do Google.

Os usuários convidados ganham acesso a um grupo e recebem um e-mail que explica como funciona o processo. No entanto, as pessoas ainda podem continuar digitando suas senhas se elas assim preferirem. Além disso, o Google diz que pode continuar usando a senha como segundo fator de autenticação, em caso de alguma atividade incomum for percebida. Também é importante manter sua senha caso seu celular seja perdido, roubado ou pare de funcionar.

 

Os comentários estão encerrados.