Designer explica porque Apple adotou a fonte San Francisco

5 tendências para o digital marketing em 2015
23 de junho de 2015
6 Ferramentas De Inbound Marketing Essenciais Para Gerar Oportunidades De Negócios
24 de junho de 2015

Com o lançamento do seu primeiro relógio inteligente, a Apple trouxe para o seu ecossistema, também, uma nova fonte chamada San Francisco, esta que foi projetava especificamente para combinar com um olhar mais limpo e para trazer legibilidade à tela do Apple Watch. E como informou o site 9to5mac na semana passada, a empresa parece ter planos de levar a mesma fonte para o iOS 9 e OS X 10.11, futuras versões dos sistemas operacionais utilizados em aparelhos da empresa.

Para explicar a substituição da atual Helvetica Neue, o designer Wenting Zhang apresenta alguns itens que a Apple pode ter levado em consideração na hora da escolha. Ele praticamente dissecou a fonte no site Type Detail em uma análise profunda, revelando alguns dos detalhes que fazem da San Francisco uma fonte tão agradável de ser lida até mesmo em tamanhos muito pequenos.

Uma das chaves para a legibilidade da fonte é a altura: letras minúsculas parecem ser maiores do que em uma fonte típica. Mesmo em tamanhos menores, ainda assim a San Francisco se torna simples de ser compreendida – elas são 75% “maiores” do que as fontes tradicionais. Para explicar melhor, o site exibe uma variedade de tamanhos e estilos, comparando-a e mostrando similaridades com as fontes Open Sans e Arial.

Para o iOS 9 e OS X 10.11 a Apple pode não estar preparando uma grande leva de novos recursos e a atualização deverá focar em qualidade e estabilidade do sistema. Uma das grandes mudanças no sistema deverá ser o Rootless, que tornará o sistema menos vulnerável e dificultará, deste modo, os processos de jailbreak.

 

Os comentários estão encerrados.