Um garoto de apenas seis anos se tornou a pessoa mais jovem a conquistar o título de Profissional Certificado pela Microsoft. E, quando conseguiu a façanha, Ayan Qureshi tinha cinco anos.
O pai de Ayan, Asim Qureshi, é consultor de TI e disse à BBC que introduziu o filho ao mundo da tecnologia quando o garoto tinha três anos. “Qualquer coisa que eu dizia, no dia seguinte ele se lembrava de tudo, então comecei a alimentá-lo com mais infomações”, contou.
Asim ressaltou que a parte difícil foi fazer uma criança tão nova a entender a linguagem do teste da Microsoft, mas a boa memória do filho contribuiu para o sucesso.
O garoto possui um laboratório de informática em casa, onde ele mesmo montou a rede de computadores. Cerca de duas horas de seu dia é gasta no espaço, aprendendo sobre sistemas operacionais e como instalar programas.
A família, contando com a mãe, Mamoona, se mudou do Paquistão para a Inglaterra em 2009. Ayan diz querem abrir sua própria empresa e ajudar a erguer um hub de tecnologia britânico equiparável ao que o Vale do Silício representa nos Estados Unidos.