China prende três suspeitos de criar vírus para iOS

Nokia ressurge com lançamento do tablet N1
18 de novembro de 2014
Criança de 5 anos passa em teste de certificação da Microsoft
19 de novembro de 2014

Recentemente surgiu o Wirelurker, o primeiro vírus conhecido capaz de infectar aparelhos iOS mesmo que ele não tivesse jailbreak. As autoridades chinesas agiram rápido para conter a ameaça. Os sites responsáveis pela difusão do malware foram fechados e três suspeitos foram presos.

De acordo com a publicação na rede social chinesa Sina Weibo pelas autoridades, os suspeitos, identificados apenas como Chen, Lee e Wang, foram detidos sob alegação de produtos e distribuir o malware.

O vírus foi descoberto por pesquisadores da Palo Alto Networks, espalhando-se pela Maiyadi App Store, uma loja terceirizada de aplicativos para OS X que é usada na China. Segundo o The Verge, os apps infectados foram baixados, até agora, 356.104 vezes.

Uma vez que o computador tenha sido comprometido, ele passa o Wirelurker para um dispositivo com iOS através do cabo USB, podendo reescrever os programas presentes no aparelho através da substituição do arquivo binário.

Por ora, assim que o Wirelurker obtém acesso ao dispositivo, a única coisa que ele faz é incluir um aplicativo de livro em quadrinhos, o que parece ser um teste para entender a eficácia do método. Espera-se que o passo seguinte seja monetizar o hack, transformando-o efetivamente em golpe.

A Apple já parece ter solucionado a brecha, mas a dica permanece: evite lojas alternativas e não conecte seu celular ou tablet em computadores desconhecidos.

Via ZDNet

Os comentários estão encerrados.