Antes de adquirir um novo fone de ouvido, uma das principais características que o consumidor precisa levar em conta é o tipo de dispositivo desejado. Atualmente, existem algumas variações de fone que contam com características próprias, assim como pontos positivos e negativos. É importante verificar se o material e a construção do produto em questão tendem a apresentar durabilidade e se o mesmo é leve, já que, dependendo do seu tipo de uso, um fone de ouvido pesado pode incomodar.
Outro fator importante para análise antes de adquirir um novo fone de ouvido é verificar qual o seu tipo de conexão. Tradicionalmente, os dispositivos com fio fazem o uso de interfaces de 3,5 mm, um padrão em grande parte dos smartphones, tablets e notebooks.
Além das conexões disponíveis no dispositivo, saber comparar a potência dos fones de ouvido também é importante. Como dito anteriormente, os fones maiores apresentam uma potência mais alta em relação aos mais compactos, justamente pelo tamanho dos drivers que estão presentes internamente. Essa característica é um indicativo de potência sonora: quanto maior o driver, maior a capacidade na hora de reproduzir músicas.
As tecnologias existentes nos fones de ouvido de diferentes marcas são aspectos importantes desses dispositivos. Em modelos mais atuais, o sistema de cancelamento de ruído ativo, por exemplo, é um diferencial interessante.
Existe uma grande variedade de fones de ouvido à venda no mercado brasileiro, seja para usuários que buscam o básico ou para os mais exigentes e audiófilos, que desejam o máximo de qualidade de som. Essa diversidade de modelos se deve também aos inúmeros lançamentos que acontecem durante todo o ano, levando até à queda nos preços em versões mais antigas.