Agência dos EUA sabia que a Coreia do Norte planejava atacar a Sony

Novo designer da Samsung trabalhou com o homem que projetou o iPhone
19 de janeiro de 2015
Produtos da Apple podem ficar ainda mais caros no Brasil
20 de janeiro de 2015

Em dezembro, quando Barack Obama acusou a Coreia do Norte de ter comandado os ciberataques contra a Sony, o presidente dos Estados Unidos não deixou claro como tinha tanta certeza sobre o envolvimento do país asiático no caso. Um vazamento de informações, entretanto, comprova que Obama de fato sabia do que estava falando.

O New York Times conversou com especialistas em segurança e oficiais envolvidos com a NSA (Agência de Segurança Nacional) sob condição de anonimato e, também com base em documentos vazados, publicou que o órgão de espionagem dos EUA acompanham os movimentos da Coreia do Norte desde 2010.

Naquele ano, os americanos começaram a se esforçar para implantar um malware na rede que passa pela China para conectar os coreanos. Assim, conseguiram se infiltrar nos computadores de muitos hackers do Norte.

Mas mesmo com tal acompanhamento o governo não foi capaz de prever o que a Sony enfrentaria. Os hackers passaram meses trabalhando no ataque à empresa antes de efetivamente pôr a mão na massa, e quando tudo aconteceu já era tarde demais para avisar a Sony.

Os comentários estão encerrados.