Você já tirou o seu celular da tomada e percebeu que o carregou ficou absurdamente quente? O mesmo pode acontecer com carregadores de notebooks e outros eletrônicos do tipo. O pessoal do canal Vox, no YouTube, se perguntou por qual razão isso acontece e se não haveria uma forma de evitar o problema. O vídeo acima mostra, em inglês, que a situação tem a ver com a conversão da corrente elétrica de alternada para contínua.
Essa conversão é feita nas “fontes” de nossos eletrônicos, já que a corrente elétrica que vem da usina hidroelétrica para sua casa é alternada, e a maioria dos eletrônicos mais modernos só funciona com correntes contínuas. Esse processo de conversão desperdiça energia e, por isso, o transformador dissipa o excesso em forma de calor.
Lâmpadas, geladeiras, aspiradores de pó, liquidificadores e aparelhos dessa natureza não precisam converter a corrente elétrica por serem mais simples e não operarem com circuitos eletrônicos como principal fonte de funcionamento. Dessa forma, quando o padrão de transmissão foi sendo implantado pelo mundo, a corrente alternada foi tida como mais adequada, já que isso aconteceu há muitas décadas, quando não havia muitos eletrônicos por aí.
A corrente alternada ainda tem uma vantagem bastante significativa sobre a contínua. Ela é mais adequada para transmissão via cabo por longas distâncias, uma vez que permite aumentar a tensão para níveis bem elevados e, com isso, não perder muitos elétrons (a corrente elétrica é basicamente elétrons correndo por um fio) no caminho. Se usássemos corrente contínua para a transmissão de alta tensão, seria necessário ter uma usina em cada bairro de uma cidade grande, por exemplo.
Hoje em dia, entretanto, como nossos aparelhos domésticos são, em sua maioria, de corrente contínua, precisamos dos famigerados transformadores, que esquentam ao desperdiçar um bocado da eletricidade. Eles ainda ajustam a tensão necessária para cada aparelho.