Apesar de garantir em sua primeira página que não armazena nenhuma foto carregada em sua plataforma, o site de reconhecimento facial da Microsoft “How-old.net”, que fez bastante sucesso na semana passada, os termos de uso do serviço parecem dizer algo diferente.
“Ao postar, carregar, fornecer, ou submeter uma imagem, o usuário concede à Microsoft, suas empresas afiliadas e necessárias sublicenças e permissões para usar os materiais submetidos em conexão com a operação de seus negócios na Internet (incluindo, sem limitação, todos os serviços da Microsoft), incluindo, sem limitação, os direitos de licença para: copiar, distribuir, transmitir, exibir publicamente, executar publicamente, reproduzir, editar, traduzir e reformatar a imagem”, afirma o documento.
Os termos ainda incluem o direito da empresa de “publicar em seu nome em relação a esses dados e sublicenciar os direitos da imagem a qualquer fornecedor de serviços da web”.
Questionada pelo site Mashable, a Microsoft tranquilizou os usuários e reafirmou que as fotografias não são guardadas: “O How-old.net não armazena ou compartilha as fotos. Apesar do que está escrito nos termos de serviço, os desenvolvedores optaram por não armazenar ou compartilhar as fotos do app”, explicou um porta-voz da companhia.
Ao que tudo indica, o site não pretende salvar as fotos, mas seus termos de utilização podem dar à Microsoft o direito de fazê-lo.