Quer ter sucesso? Então lembre-se que antes vêm persistência e paciência

Retire seu ticket, atitude!
21 de agosto de 2012
Site publicado – Paralímpico Brasileiro
3 de setembro de 2012

Por Roberto Garini

Paciência! Uma palavra difícil de engolir em tempos de informação instantânea, de redes sociais, tudo on-line, na hora!
Mas a história de vencedores ensina que raramente o sucesso vem tão rápido como a gente espera.
Veja o caso da Bic.

Pouca gente sabe, mas é uma marca Francesa.

Em 1945 Marcel Bich (1914-1994) e seu sócio Edouard Buffard (1908-1996) iniciam a produção de Clichy (França) com partes de canetas e lápis, e inventam a caneta BIC um ano depois da fundação.
Levou 10 anos até conseguir que o governo Frances autorizasse que os alunos usassem as canetas esferográficas, BIC, em um país que só usavam caneta tinteiro.
Em 1954 inauguram sua filial na Itália e pasmem em 1956 a segunda filial da empresa foi inaugurada no Brasil.
O objetivo da BIC foi sempre deixar transparecer que o produto fosse local. A BIC funciona assim no mundo todo. Cada cidadão americano acha que a BIC é americana, como o Italiano acha que é italiana e até no Brasil achamos que é brasileira.
A BIC sempre foi uma empresa persistente, começaram a fabricar aparelhos de barbear descartáveis quando todos usavam a navalha ou aparelhos que trocavam a lamina. Mais uma vez 10 anos, até que o mundo inteiro passou a incorporar o aparelho descartável. Mais uma vez a persistência era maior do que o invento, cultura da BIC.
Hoje fabricam mais de 100 itens de papelaria, mais de 50 itens de isqueiros e mais de 20 itens de barbeadores.
bic
A chama do empreendedorismo sempre anda junto com a BIC, em 1979 partem para produtos de esportes náuticos, passam a fabricar equipamentos de Wind surf e barcos a vela.
Em 2008 passam a fabricar aparelhos de celular a pedido de uma operadora francesa que descobriu que existia um publico que não quer celulares complicados. Vieram os BIC PHONE, aparelhos muito simples de se operar e com preços que os tornam descartáveis.
Em 2011 passam a fabricar um sistema de cozimento portátil à carvão para churrasco. A ultima da BIC é fabricar células à combustíveis portáteis. Outra vez vão esperar algum tempo para que esses dois produtos se tornem coqueluche.
Mas também já erraram, produzindo um perfume. Esqueceram que uma empresa fabricante de produtos tão práticos e tão simples não poderia oferecer um produto tão complexo e tão sofisticado quanto um perfume aos seus consumidores; resultado, fracasso total.
Essa minha descrição serve para mostrar para você que tem uma ideia incrível, que o caminho mais curto para o sucesso é; tente, invente, mas aguarde sua vez com persistência, porque o sucesso vem, embora ás vezes demore um pouco.

Os comentários estão encerrados.