Pesquisadores criam bateria que carrega smartphone em 1 minuto

Site permite desfazer envio acidental de e-mails
8 de abril de 2015
Brasileira cria sensor que detecta câncer antes de sintomas aparecerem
9 de abril de 2015

Cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, desenvolveram uma bateria feita de alumínio que pode ser recarregada completamente em menos de um minuto. A descoberta foi detalhada na edição de abril da revista Nature.

Os íons alumínio têm potencial para substituir os íons lítio, utilizados em baterias de laptops e celulares atualmente. Além de carregar muito mais rapidamente, a novidade é flexível, durável e mais segura do que os principais produtos existentes, que ocasionalmente podem explodir ou pegar fogo.

“Nossa bateria tem tudo o que uma bateria dos sonhos deve ter: eletrodos de baixo custo, boa segurança, carregamento de alta velocidade, flexibilidade e ciclo de vida longo,” explica Hongjie Dai, professor de química da universidade que lidera a pesquisa. Baterias comuns usadas hoje duram cerca de 1.000 ciclos, enquanto o protótipo de Stanford pode aguentar mais de 7.500 ciclos sem perda de capacidade.

Apesar de oferecer uma tensão mais elevada do que qualquer outra à base de alumínio, a descoberta ainda produz menos tensão do que as baterias de lítio, que normalmente são de 3,7 V ou 4,2 V. Para ser produzida em massa, a nova bateria deve igualar ou superar estes valores. O professor Dai não acredita que isso seja impossível. “Melhorar o material do cátodo poderia, eventualmente, aumentar a densidade de tensão e energia”, conta.

Os comentários estão encerrados.