Microsoft cria touchscreen que dá a sensação física de cliques.

Novo processador da IBM imita funcionamento do cérebro humano.
8 de agosto de 2014
Americano processa Sony por jogo de PlayStation 4 não rodar em 1080p.
11 de agosto de 2014

A Microsoft está desenvolvendo uma tecnologia que pode revolucionar o touchscreen de dispositivos móveis como tablets e celulares. Em um vídeo divulgado no canal de pesquisas da empresa no YouTube, é possível observar um protótipo de tela construída com materiais com piezoeletricidade e eletrostática háptica. Na prática, ela pode proporcionar sensações diversas ao usuário de acordo com o toque.

Ao digitar em um teclado, por exemplo, o usuário sente com a ponta dos dedos como se estivesse pressionando uma tecla ao clicar em um botão, algo parecido com o clique no mouse. Ao arrastar pastas ou grupos de arquivos, será possível sentir o peso deles.

Para desenvolver as sensações, a Microsoft criou uma tela que se curva lentamente, criando diferentes efeitos e texturas. Outra ideia é utilizar o sistema de eletrovibração, que alterna a voltagem aplicada à superfície do vidro. O resultado é a mudança do atrito entre o material e a ponta do vidro, proporcionando sensações diferentes. Nesse caso, os sensores viriam na parte da moldura dos dispositivos. Por enquanto, o touchscreen físico é apenas uma ideia.

Os comentários estão encerrados.