Atualmente existe uma demografia econômica bastante interessante que movimenta 5 trilhões de dólares em consumo. Os responsáveis por estes gastos são os chefes de família, são as pessoas responsáveis pela maioria das compras de uma casa, na maioria das vezes pessoas muito bem informadas munidas de um instinto muito aguçado e um maravilhoso cartão de crédito com um gordo limite.
Tem sido clara que os hábitos de consumo de mídia variaram bastante nos últimos 60 anos, gerando uma mudança considerável na estratégia de marketing voltada para os chefes de família. Ou seja o que poderia ter sido eficaz há 10 anos provavelmente nos padrões vigentes não será.
Um fato facilmente perceptível é que a dinâmica familiar mudou, é evidente que ainda algumas mulheres dedicam-se em tempo integral a criação dos filhos e seus afazeres domésticos.
Devemos ficar atentos que desde os anos 70 a presença da mulher no mercado de trabalho formal tem aumentado consideravelmente, hoje 40% das famílias possuem duas fontes de renda. As mulheres na maioria das vezes constituem os gastos com produtos para sua casa e ainda sempre dão a palavra final no ato das compras.
Analisando todas estas informações vemos que tudo realmente mudou não faz mais tanto efeito ter seu produto em jornais, revistas ou novelas. Mas sim imerso nas redes buscando de forma dinâmica estar sempre presente na vida destes consumidores.
Os métodos tradicionais como o e-mail marketing é anúncios em sites de busca são obviamente ferramentas bastante funcionais, porém os comerciantes devem entrar na onda da social web. Devemos levar em consideração que 65% dos adultos que utilizam sites de relacionamento, 69% são pessoas do sexo feminino.
As mulheres passam de 30% a mais neste tipo de site do que os homens, mas também possuem teias sociais muito maiores. Analisando de uma forma comparativa as mulheres possuem 8% mais amigos no facebook que homens e passam muito mais tempo no site.
Fazer com que os clientes fiquem conectados com você seja por um aplicativo ou página nasredes sociais é algo fundamental para o marketing social, gerando para o cliente a ideia que você está sempre aberto e disponível para ele.
De acordo com a Forrester 59% dos jogadores sociais são mulheres. Sendo assim a publicidade in-game é uma saída bastante poderosa e estimulante para o usuário estar sempre em contato com sua marca.
Muitas marcas obtiveram bastante sucesso em promoções voltadas exclusivamente para os chefes de família. Não é nenhuma surpresa que as mulheres ocupem quase dois terços dos usuários do Grupon, isso reforça que este publico adora uma boa promoção.
A publicidade tradicional merece sua relevância e não irá desaparecer assim tão facilmente. Toda via 70% das grandes marcas afirmam que politicas de marketing social foram bem mais sucedidas do que campanhas tradicionais.
Portanto para que sua marca cresça a atinja quem realmente tem poder de consumo entre na onda do marketing web e invista em campanhas virtuais para que sua marca seja cada vez mais visível e bem comentada.