A Apple revelou notáveis melhoramentos no seu sistema operacional para iPhones na nona versão do iOS, lançada nesse semana nos EUA, junto com diversos projetos da empresa da maçã que finalmente saíram do papel, como melhorias na assistente pessoal Siri e operação multitarefa no iPad. Apesar de voltar seu holofotes para a experiência do usuário final, uma ferramenta específica para desenvolvedores foi recebida com cautela pelo mercado de mídia na web, segundo o site The Verge.
No evento de lançamento dos novo produtos na Apple, Rick Mondello, engenheiro responsável pela estruturação do novo aplicativo, divulgou parcialmente detalhes do recurso que está embutido no pacote do Safari para o iOS 9. A funciona permitirá a criação de extensões para o navegador que podem bloquear cookies, imagens, recursos, pop-ups e outro conteúdos da web.
Especialistas em propaganda na web estão em alerta, já que atualmente existe um grande esforço dos editores de portais na web para gerar receita com publicidade digital justamente para o público que consome mídia através do smartphone.
Uma associação de jornalistas nos EUA, a Nieman Journalis Lab, já iniciou debates sobre o impacto que a mudança pode ter na geração de receita de sites, já que a maioria dos usuários de internet móvel usam o navegador Safari, graças a popularidade da Apple por lá.