Documentos vazados por Edward Snowden, na semana passada, revelam que a NSA (agência de segurança norte-americana) capturou e armazenou chaves de criptografia que protegem os chips SIM de celulares. A Gemalto, maior produtora de chips deste modelo, confirmou as tentativas de ataque, porém ressaltou que a invasão foi limitada.
Em nota, a Gemalto cogita a possibilidade de a operação da NSA ter ocorrido. Entretanto, sinaliza que o ataque atingiu apenas redes de escritórios e não seria capaz de realizar um alto número de roubo das chaves de criptografia.
A empresa afirmou que a tentativa de atingir as chaves de criptografia ocorreu a partir de 2010, quando elas eram transmitidas entre as operadoras móveis e seus fornecedores globais. Também explicou que mesmo se o roubo das chaves tivesse ocorrido, elas só poderiam ser usadas para espionar redes de tecnologia 2G com o uso de chips antigos. Os chips 3G e 4G não podem ser atingidos, mesmo estando em uma rede 2G, por terem características de segurança adicionais.