Um recente estudo da Universidade do Sul da Califórnia aborda um novo fenômeno envolvendo usuários de redes de relacionamento online no mundo todo: a falsa popularidade de determinados assuntos que aparecem com frequência no “feed” de notícias das redes sociais.
A equipe classificou o fenômeno como ilusão majoritária, que é quando o efeito de algo local sugere um fenômeno mundial – quando, na verdade, não é. Isso porque as redes sociais são nichos de ideias, ou seja, usuários conectados entre si tendem a ter interesses semelhantes por determinados assuntos.
O gráfico mostra um caso hipotético de popularidade de assunto em uma rede social com 14 usuários. Quando o assunto é divulgado por pessoas com maior número de conexões sociais (em laranja), a frequência de exibição no “feed” de notícias dos usuários é muito maior do que no caso da direita, onde o conteúdo, mesmo divulgado pelo mesmo número de usuários do que no exemplo anterior, praticamente não foi visualizado.
Embora tentar justificar um fenômeno social na internet seja um trabalho difícil, a teoria dos norte-americanos pode explicar por que alguns conteúdos tornam-se tão populares na internet. A descoberta também acende um alerta importante: os cientistas destacaram que “sob certas condições, mesmo uma opinião minoritária pode parecer muito popular para um certo grupo de pessoas”.