Depois de seis anos, a Apple resolveu cancelar a promoção de “12 Dias de Presentes” sem aviso prévio. O aplicativo permitia que usuários baixassem de 26 de dezembro a 6 de janeiro doze conteúdos geralmente pagos de graça na App Store.
A oferta incluia músicas, filmes, livros, jogos e aplicativos e nasceu na Europa, apenas para usuários do Reino Unido, França e Alemanha. Em 2012, o app se estendeu para outros países, incluindo o Brasil. A cada novo dia, os usuários ainda tinha a opção de serem alertados do “presente” que estava disponível.
A empresa da maçã não explicou o motivo para cancelar a promoção, contudo, algumas teorias foram levantadas pelo Macworld. Uma delas é a recente troca de categorização de “Gratuito” para “Baixe”, já que muitos apps gratuitos possuem conteúdo pago interno. Outra hipótese é o episódio com as músicas do U2 que foram instaladas automaticamente para todos os usuários Apple, o que gerou um descontentamento na maioria das pessoas.
Já a última possibilidade é a chegada de Angela Ahrendts, nova diretora de revendas da Apple. Angela foi responsável pelo fim de descontos de Macs, iPads e iPhones na Black Friday este ano, algo que a companhia sempre fez. Sendo assim, a executiva também poderia estar por trás do cancelamento do “12 dias de Presentes”.
A Apple não se pronunciou sobre o assunto.