Câmeras podem “prever crimes” e alertar a polícia

Governo de SP facilita bloqueio de celulares roubados
12 de fevereiro de 2015
Visa vai rastrear clientes pelo smartphone para evitar fraudes com cartões
13 de fevereiro de 2015

Um sistema desenvolvido na Universidade de Cardiff, no Reino Unido, identifica comportamentos associados à violência que podem culminar em crimes e alerta as autoridades antes que esses crimes aconteçam. Pode parecer coisa de filme, como no longa Minority Report, mas o sistema já foi testado por comitês de segurança na Europa e o resultado foi satisfatório.

Os sistemas de vigilância evoluíram bastante nos últimos anos, sendo capazes, por exemplo, de identificar placas de carros e rostos procurados pela polícia. Mas, agora, o desafio do novo sistema é interpretar toda a imagem que as câmeras registram com base num robusto banco de dados com imagens de ações de risco e crimes.

Simom Moore, pesquisador da universidade, diz que outro desafio é também a qualidade das imagens. Geralmente as câmeras filmam com qualidade baixa, ou estão borradas por causa de chuva e neve. Pra corrigir isso, foram desenvolvidos algoritmos que ajudam o software a interpretar as imagens de baixa qualidade. Moore classifica isso como um grande avanço na área.

Os comentários estão encerrados.