Foi lançado em Brasília, na última terça-feira, um aplicativo que permite ao usuário obter informações específicas e instantâneas sobre monumentos, atrações turísticas e os respectivos acervos, via conexão Bluetooth, enquanto fazem passeios e visitas na capital federal.
O Beekme é gratuito e pode ser baixado pela Apple Store (iOS) ou pela Google Play (Android). Os dados são transmitidos ao celular automaticamente à medida que o visitante se aproxima de cada ponto, dentro ou fora de um local turístico.
É necessário ativar o sistema Bluetooth e o GPS para usar a ferramenta.
O app emite avisos luminosos na tela bloqueada para que o usuário saiba que as informações daquele ambiente estão disponíveis em seu aparelho.
Se optar por acessá-las, o usuário será levado diretamente aos dados. Caso escolha abrir o aplicativo, a tela inicial mostra um mapa e uma lista com os locais cadastrados.
Os textos estão disponíveis em português, inglês ou espanhol para atender os turistas durante a Copa do Mundo. Os dados são transmitidos por iBeacons, dispositivos de baixa potência para envio de informações por microlocalização. Esse sistema já funciona em caráter experimental nos Estados Unidos.
O cadastro atual conta com 84 pontos turísticos de Brasília, com 250 iBeacons instalados nas principais obras e monumentos da capital federal. O Beekme foi desenvolvido pela empresa de tecnologia Memora Processos Inovadores, que firmou acordo com a Secretaria de Turismo na promoção do aplicativo junto à administração de cada ponto.