Um estudo realizado em escolas da Inglaterra apontou que alunos que foram proibidos de utilizar celulares em sala de aula tiveram um aumento de mais de 6% nas notas em testes nacionais. “A proibição do uso de telefones na sala pode equivaler a 1h a mais na escola por semana ou ao aumento de cinco dias no ano letivo”, explicam os pesquisadores.
A pesquisa envolveu alunos de escolas de quatro cidades da Inglaterra: Birmingham, Londres, Leicester e Manchester e combinou dados de aproveitamento dos alunos antes e depois da adoção da medida. Depois da proibição, o resultado dos testes de alunos com 16 anos aumentou 6,4%.
No entanto, é importante saber que os resultados foram observados entre os alunos que possuem notas menores. O banimento de celulares entre os estudantes com notas maiores não fez nenhuma diferença. Adolescentes na faixa dos 14 anos também não apresentaram notas diferentes, já que tendem a utilizar menos os celulares.
Os avanços da tecnologia são frequentemente vistos como uma chance de aproveitar a produtividade nas escolas, mas eles também podem levar a distrações como jogos, trocas de mensagens e o acesso à internet em horário de aula. “Não descartamos a possibilidade de que os celulares e outras formas de tecnologia podem ser uteis nas escolas, caso sua utilização esteja devidamente estruturada”, contam os pesquisadores.