A importância das redes sociais para as empresas

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Nos últimos dois anos, o “boom” das mídias sociais influenciou diretamente inúmeras empresas a se renderem ao fascinante “mundo digital”. O fato é que, diariamente, novos perfis corporativos são criados em diversas redes sociais web afora, porém, poucas são as empresas que realmente entenderam a importância e a dinâmica das redes sociais.

Neste artigo, gostaria de destacar dois pontos de grande relevância dentro desse contexto: a marca (brand) e a conversão (objetivos). Sempre que escuto argumentos como: “Você precisa estar nas mídias sociais porque o seu público está lá”, gosto de fazer o seguinte comentário: “Você precisa estar de maneira relevante nas mídias sociais para gerar relacionamento com o seu público e gerar novos negócios”.

As mídias sociais devem ser compreendidas como ferramentas de marketing e, como tal, necessitam de um planejamento estratégico. Todo planejamento é norteado por metas e objetivos a serem alcançados, isto é, antes de iniciar suas postagens engraçadas, com frases e memes, reflita um pouco: “Qual será o meu objetivo?”

Identifique quais serão as metas que sua empresa irá buscar nas mídias sociais. O que será considerado sucesso ou fracasso? Quais as métricas que serão acompanhadas? São perguntas simples, que estão fazendo muita falta na hora de iniciar as atividades de um perfil corporativo.

 

imagme corporativa nas redes sociais

Imagem corporativa nas redes sociais

 

Intangível e abstrato, dessa forma, posso definir o que é uma imagem corporativa. Ela não pode ser tocada ou vista, porém, é percebida pela lente do consumidor, que conversa diretamente com sua mente e grava uma imagem acerca da sua marca. E é exatamente no contexto das mídias sociais que muitas empresas estão deixando sua imagem corporativa totalmente comprometida na mente dos seus consumidores, o que influencia diretamente no processo de tomada de decisão de compra.

 

Responda as seguintes perguntas:
“Qual a missão da minha empresa?
”
“Quais são os meus valores?”
“Qual o meu posicionamento e visão de mercado?
”
Agora, olhe as postagens da sua página no Facebook e responda sinceramente se elas estão de acordo com o que foi respondido logo acima. A percepção do seu público acerca da sua marca será construída com base no seu posicionamento, conteúdo e abordagem. Perceba a importância de um planejamento estratégico para sua empresa dentro do contexto das mídias sociais.

 

Estamos em um contato direto com o nosso público, onde o impacto de uma mensagem pode alcançar milhares de pessoas em pouquíssimo tempo. Por isso, novamente eu faço essa pergunta: “O que sua empresa quer comunicar? Como sua empresa quer ser percebida?”

Reflita sobre a imagem corporativa da sua empresa e se as postagens nas mídias sociais estão de acordo com a visão de mercado dela.

 

Foco em conversão

 

Agora que o seu posicionamento está definido e a comunicação está alinhada com a imagem corporativa que sua empresa deseja criar na mente do seu público, é preciso planejar como sua empresa pode gerar novos negócios através do relacionamento criado nas mídias sociais.

O ponto mais importante dentro desse planejamento estratégico está exatamente em criar laços sociais com um público qualificado, isto é, pessoas realmente interessadas no seu produto/serviço. Dessa forma, o direcionamento para a conversão será mais assertivo.

Muitas empresas se limitam somente a compartilhar conteúdo de sites terceiros, não levam o seu consumidor para sua plataforma de conversão, ou seja, não direcionam os fãs e seguidores para o seu web site, para a sua página de serviços. Parece algo simples, porém, essa é uma etapa esquecida muitas vezes.

Direcione o seu público para a conversão, apresente para ele os benefícios do seu produto e convide-o para conhecer o seu produto.

Portanto, antes de simplesmente decidir “entrar na onda” das mídias sociais, tenha esses dois passos em mente. Primeiro: a visão de mercado da minha empresa e a imagem corporativa que eu quero apresentar ao mercado está de acordo com as minhas publicações e linha editorial? Segundo: a minha empresa está realmente atraindo um público qualificado? Estou direcionando esse público para a minha plataforma de conversão?

 

Responda esses dois pontos, planeje com muita atenção sua linha editorial e direcione o seu público para conversão.

 

por: Natanael Santos

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