Zuckerberg confirma unificação dos serviços do WhatsApp, Messenger e Instagram

Como encaminhar uma mensagem no WhatsApp para mais de 5 pessoas ao mesmo tempo
22 de janeiro de 2019
3 aplicativos para criar PDFs pelo Smartphone
16 de janeiro de 2020

Mark Zuckerberg confirmou que existe uma equipe de desenvolvedores trabalhando em um sistema para unificar os serviços de mensagem dos aplicativos WhatsApp, Instagram e Messenger. Contudo, isso não deve acontecer antes de 2020.

Na sexta-feira (25), o jornal The New York Times vazou a informação sobre a unificação da infraestrutura dos três aplicativos da empresa e disse que, apesar das mudança, as plataformas continuariam funcionando como serviços separados. Agora, temos a confirmação disso.

Durante uma reunião com investidores, ontem (30), Zuckerberg ofereceu mais detalhes sobre como isso acontecerá. De acordo com ele, as pessoas basicamente usam o Messenger para se comunicar de forma privada dentro do Facebook, usam o chat do Instagram para se comunicar de forma privada dentro da rede social de fotos e, ao mesmo tempo, preferem transferir a conversa para o WhatsApp por causa da criptografia de ponta-a-ponta, ou seja, porque se sentem mais seguras.

Acontece que quando os usuário do Facebook utilizam o Marketplace para compra, venda ou troca de produtos, muitas vezes, acabam tendo que mudar de plataforma para dar continuidade ao negócio, neste caso, o WhatsApp. Isso acontece especialmente em mercados emergentes, como é o caso da Índia e do Brasil.

De acordo com o executivo, a união dos três serviços trará mais segurança aos usuários, já que, com isso, todos passariam a contar com criptografia de ponta a ponta do WhatsApp.

Contudo, claramente, a ideia é facilitar o uso do Marketplace do Facebook, gerando mais ação dentro da plataforma. O que poderia acabar, inclusive, alienando ainda mais os usuários das plataformas do empresa.

Eu não tenho conta no Facebook e nem no Instagram, mas sei de outras pessoas como é caótico manter as conversas nas três plataformas ao mesmo tempo, em especial para aqueles que não possuem o aplicativo do Facebook ou do Messenger no celular. Essa pode ser uma solução viável, mas terá que manter a identidade de cada plataforma, caso contrário, poderia gerar muito desgosto entre os usuários.

O que você acha desta integração dos serviços de mensagem do Facebook? Você é a favor ou contra? Por quê?

Via: PhoneArena

Os comentários estão encerrados.