Rio de Janeiro ganha primeiro “ônibus anfíbio” do Brasil que funciona tanto na terra quanto no mar

É uma forma no mínimo original de descobrir a cidade maravilhosa. Três empresários juntaram aos tradicionais passeios de ônibus uma caraterística diferenciadora – a possibilidade de, no mesmo veículo, ver o Rio a partir da terra e do mar. O ônibus turístico anfíbio tem sido testado desde 2012 e está agora pronto para ser estreado.

Tudo começou na cabeça de Marcelo Almeida, Paulo Vasconcellos e Lucas Tolledo. Seguindo uma ideia que já vem desde a 2ª Guerra Mundial (mas, nessa época, com fins militares), os três empresários adotaram uma forma de turismo testada um pouco por todo o mundo. Criaram um veículo adaptado pra andar por terra e por mar, operado pela Duck Tour Brasil, e chamado deDuck Copacabana. O anfíbio foi construído sobre o chassi de um ônibus Mercedes de 1972.

Quem estiver disposto a pagar R$ 100 pelo passeio pode aproveitar agora, já que esse é o preço promocional da temporada de estreia. A viagem começa na Urca, em pleno asfalto, de frente pra entrada para o bondinho do Pão de Açúcar. Daí ele segue pelo Aterro do Flamengo até à Marina da Glória, onde se lança às águas calmas da baía de Guanabara.

O ‘segredo’ da versatilidade do Duck Copacabana é o sistema de leme eletro-hidráulico,acionado através de um joystick. Além disso, o veículo tem motor de seis cilindros de 180 cv, tração integral e um sistema de exaustão não poluente. Em terra, o motorista deve ser alguém habilitado com a carteira de categoria D; na água, um marinheiro fica com o controle do passeio.

AnfíbioRJ_10 AnfíbioRJ_9 AnfíbioRJ_6 AnfíbioRJ_5 AnfíbioRJ_4 AnfíbioRJ_2 AnfíbioRJ_1 AnfíbioRJ_8