Golpe no WhatsApp promete Spotify grátis e sem anúncios; veja como evitar

Empresa lança ‘maior cartão micro SD do mundo’ com 512 GB
23 de janeiro de 2018
WhatsApp Business começa a funcionar no Brasil
25 de janeiro de 2018

Fique de olho no que você recebe e compartilha pelo WhatsApp. O aplicativo tem sido veículo de mais um dos golpes que visam enganar sua enorme base de usuários a fim de infectar aparelhos ou roubar dados privativos. A bola da vez é a promessa de contas premium grátis do Spotify.

A corrente em questão vem com um link falso para o site do Spotify, que não citaremos aqui para não levar mais visitantes à página. A URL, porém, traz o nome da empresa escrito errado e ainda por cima usa um domínio “.net” em vez do “.com” usado pelo serviço real.

Reprodução

Esse tipo de golpe já é clássico. Usuários são atraídos com a promessa de cupons de descontos ou produtos grátis, mas ao acessar a página, que imita o site verdadeiro, a vítima é orientada a fornecer informações pessoais e às vezes até mesmo dados de cartão de crédito. Além disso, para o golpe se espalhar, o site também determina que a vítima deve enviar a mensagem para um número específico de grupos ou contatos para ter acesso ao suposto benefício.

Neste caso específico, o site exibe algumas perguntas inofensivas antes de pedir que a vítima compartilhe a página com seus contatos. A tacada final vem em seguida, quando o usuário pressiona o botão “Ativar conta”. Para completar, a página replica uma seção de comentários do Facebook com várias pessoas comentando positivamente sobre a promoção, quando na verdade é algo que apenas parece com o recurso do Facebook, sem ser, de fato, uma área de comentários funcional.

Os comentários estão encerrados.