Dica A2TEK: Como limitar o tempo que as crianças passam no Android

Os emojis que estão a caminho do seu celular
10 de agosto de 2018
Como recuperar arquivos apagados do iCloud Drive
16 de janeiro de 2019

Hoje em dia, é cada vez mais comum que as crianças ou até mesmo seus filhos possuam o próprio celular por uma série de razões. No entanto, é necessário às vezes controlar melhor o tempo que eles passam com o aparelho em mãos por uma série de motivos.

Para ajudar neste controle, existem alguns aplicativos na Google Play, que além de ajudar a controlar o tempo passado no celular, pode bloquear a instalação de apps, limitar a duração de chamadas e muitos mais. A seguir, veja como controlar o tempo e outras ações que seu filho ou crianças podem fazer no Android.

Como funciona

Diferente do aplicativo criado pelo Google, o Heimdall, app a ser utilizado na matéria, permite que você defina um tempo limite para cada tarefa realizada no aparelho, sendo assim um pouco menos intrusivo.

Para fazer esta tarefa mencionada acima, primeiro, é necessário ter acesso ao aparelho onde ocorrerá esta restrição, uma vez que o app não conta com um método de acesso remoto para realizar as configurações. Feita estas ressalvas, confira como configurar o Heimdall:

Instalando e configurando o aplicativo

  1. Acesse a Google Play e baixe o aplicativo Heimdall Parental Control ou, se preferir, clique no link;
  2. Ao abrir o aplicativo pela primeira vez, prossiga com a explicação de como ele funciona;

    Reprodução

  3. Defina então uma senha e confirme-a, que servirá para controlar quem pode ter acesso ao aplicativo do Heimdall;

    Reprodução

  4. Se for de sua vontade, é possível cadastrar um número de telefone para recuperar o acesso normal ao smartphone em casos de esquecimentos da senha;
  5. Agora, na tela de “Ativar proteção”, clique em “Vá para a tela de configuração” para conceder uma permissão necessária ao app. Na tela do sistema, procure o “Heimdall” e ative-o, conforme sugere a imagem abaixo;

    Reprodução

  6. Ao fim do processo anterior, o aplicativo também solicitará ser o administrador do telefone, isto é necessário para que ele funcione. Então, toque em “Ok” e clique em “Ativar o app de administrador deste dispositivo”.

    Reprodução

A partir deste momento, você pode começar a configurar o Heimdall para bloquear o que desejar a partir dos menus, conforme está destacado na imagem abaixo. Através da opção log, é até mesmo possível conferir um histórico de quais aplicativos foram abertos no celular e, se desejar, também poderá ativar um histórico de sites visitados por ele.

Reprodução

Para limitar um dos aplicativos, é bem simples. Através da guia “Apps”, selecione o programa que deseja limitar e, então, defina um tempo limite que poderá ser passado dentro dele.

Reprodução

Caso você precise utilizar um aplicativo que ficou bloqueado devido ao tempo de uso, o mesmo poderá ser desbloqueado ao ser aberto e digitando a senha definida no Heimdall. Para remover os bloqueios, basta entrar no Heimdall e deixar o cadeado aberto.

O Heimdall tem a maioria de seus recursos disponíveis de forma gratuita, entretanto, algumas opções do aplicativos são pagas, como um sistema de rastreio, limite de tempo global e bloqueio de sites. Antes de optar pela versão paga do programa, você pode testar esses recursos durante dois dias gratuitamente, as outras funções dele não serão afetadas após este período.

Os comentários estão encerrados.